O Alphitobius diaperinus é um inseto da ordem Coleóptera, vulgarmente denominado cascudinho da cama das aves sendo adaptável ao ambiente das mesmas pela disponibilidade de alimento e umidade, apresenta grande capacidade de proliferação e causa prejuízos significativos aos criadores.
É um inseto originalmente associado a produtos armazenados, porém nas últimas décadas, vem sendo assinalado como uma das mais importantes pragas em aviários do mundo todo, em função da importância sanitária e econômica que representa em tais agroecossistemas. Os cascudinhos mostram ser um potencial carregador de viroses aviárias como Doença de Newcastle, Doença de Gumboro, Leucose aviária, viroses que provocam imunossupressão nas aves podendo levá-las a morte.
O ciclo de vida do cascudinho leva de ovo a inseto adulto de 15 a 150 dias dependendo da temperatura e umidade, sendo que o desenvolvimento ideal ocorre na temperatura de 32,2º C e umidade em torno de 15 a 20%.
Os ovos são postos diretamente na cama dos galinheiros. Uma fêmea pode botar em média 3,5 ovos por dia durante toda sua vida, com isso podemos dizer que elas produzem até 2000 ovos.
A larva tem de 6 a 12 instares (média de 7,5) durante uma média de 66 dias em temperatura de 21oC de umidade de 74%. Se houver muita variação de temperatura e umidade pode-se mudar (45 a 100dias).
Os adultos medem 6 mm de comprimento por 2,5 a 3,1 mm de largura. O corpo é marrom escuro quase negro brilhante. Os pés, antenas e mandíbulas são de cor marrom avermelhado. A longevidade na fase adulta varia de 3 meses a 1 ano.