Atualmente os mosquitos de maior interesse em saúde pública são os do gênero Aedes e Culex. Não podemos deixar de lembrar do gênero Anopheles (Anopheles darlingi), responsável pela transmissão da malária.
Os mosquitos nutrem-se de seiva de plantas e somente a fêmea pica por necessitar de sangue para a maturação de seus ovos. A presença de água e temperatura ao redor de 25ºC, são condições ideais para completar o seu ciclo evolutivo. Portanto a população de mosquitos tende a aumentar nas épocas de primavera e verão.
As fêmeas do gênero Culex colocam seus ovos em águas poluídas e eclodem após 48 horas. As do gênero Aedes, dispõem seus ovos na parede dos recipientes com água limpa sombreada, próximo à linha d’água. Estes ovos podem ficar viáveis por vários meses até um ano. Os adultos vivem cerca de 30 dias. As fêmeas do Culex, picam à noite e as de Aedes durante o dia.
Os mosquitos de ambos os gêneros estão perfeitamente adaptados às condições urbanas, pois o homem oferece criadouros artificiais como tanques, latas, caixas d’água, pneus e pratos de vasos com água limpa e em locais sombreados, para o Aedes completar o seu ciclo bioecológico e criadouros naturais como valas e córregos polidos, para o desenvolvimento do Culex.