Os insetos pragas de Grãos armazenados podem ser encontrados divididos conforme sua ordem.
Entre estes insetos, os mais comuns encontrados em grãos armazenados são os pertencentes às ordens Coleópteras e Lepdópteras, compreendem as espécies de maior importância como pragas.
A ordem Psocoptera possui espécies de menor importância, porém bastante freqüente, sendo comumente referidas como insetos associados, nesta denominação situam-se também os parasitos Himenóptera e os predadores, Hemíptera e Díptera, responsáveis pelo controle biológico no ecossistema de armazenagem.
Mais de 600 espécies de insetos pertencem a essa ordem, já foram encontradas associadas a produtos armazenados em várias partes do mundo e entre elas se encontram a maioria das principais pragas desse produto.
Saiba uma um pouco mais sobre a biologia destas pragas a seguir:
A ordem Lepidóptera é também de grande importância em armazenamento de grãos estando seus representantes freqüentemente presentes nos produtos estocados, compreendem as borboletas e as mariposas também conhecidas como traças dos cereais.
Saiba uma um pouco mais sobre a biologia destas pragas a seguir:
Os insetos desta ordem são pequenos medindo 1,0 a 2,0 mm de comprimento sendo algumas vezes confundidos com ácaros, entretanto a presença de três pares de pernas e a antena longa, que podem ser quase tão longa quanto o corpo, torna possível distingui-los rapidamente.
O adulto pode ser alado, branquítero ou áptero, possuindo os alados quatro asas membranosas desiguais.
Alimenta-se de leveduras, fungos, algas epífitas e liquens, são muitas vezes encontrados em papéis e livros que permanecem sem manuseio por longos períodos e se tornam mofados, sendo por isso conhecido por piolho de livro.
Os Pscoptera podem ser encontrados em grande número em produtos armazenados, sendo a maioria pertencente à família Liposcelidae e ao gênero Liposcelis.
Ordem Himenóptera, Díptera e Hemíptera.
Freqüentemente são encontrados nos produtos armazenados, insetos parasitos e predadores, os quais atacam e destroem os insetos pragas realizando assim o controle biológico.
Os parasitos necessitam apenas de um indivíduo hospedeiro para seu completo desenvolvimento, é micro himenóptero, cujas larvas atacam os estágios imaturos de coleópteros e lepidópteros, as vespinhas depositam seus ovos nos hospedeiros e as larvas eclodem se alimentando dos mesmos, sendo responsáveis pela sua morte.